sexta-feira, 25 de junho de 2010

"não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo."

"Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo." João 9:24-25

Certa vez um homem cego de nascença, recebeu a proposta de passar por um novo procedimento cirúrgico, o qual poderia fazê-lo ver. O homem aceitou, ele estava ansioso para ver o mundo que ele apenas escutava. A cirurgia foi um sucesso tudo ocorreu como o planejado e em dois dias retiraram as vedas dos olhos para ver os resultados, o homem podia ver, ele viu a princípio uma explosão de cores, ele se levantou da maca e foi ate a janela e viu um parque ande havia crianças correndo, aves, um lago... ele ficou maravilhado, em um mês ele foi para casa e no caminho passou a ver um mundo diferente, imagens não tão bonitas, e isso fez ele refletir "antes eu apenas escutava um mundo perfeito agora eu vejo um mundo imperfeito" , passou um bom tempo em casa refletindo então passou a procurar ajuda para compreender o mundo aonde ele vivia, em certa ocasião encontrou um filosofo, que dizia "nada do que você ver é real é tudo utopia, você esta sendo enganado pelos seus olhos, a beleza que você vê não existe, talvez a única coisa real que você vê é o que você não quer vê", o homem passou a refletir sobre a frase e lembrou-se das cenas do hospital ate sua casa e por um tempo pensou em acreditar no filosofo, mas ele se lembrou do parque com as crianças que corriam com alegria, e percebeu que as imagens que ele não queria ver, ele tinha a chance de mudá-las, então o homem respondeu ao filosofo "de nada sei, não sei se o que eu vejo é real ou não, mas de uma coisa eu sei, eu era cego agora eu vejo".

Essa parábola pode ser aplicada em nossa vida cristã, por muito tempo apenas escutamos o que é o cristianismo, mas com o tempo, ou de forma repentina, passamos a vivenciá-lo, a vê-lo, no inicio vemos apenas as coisas boas: a ajuda ao próximo, o amor entre as pessoas... mas com o tempo passamos a ver: desavenças, conflitos doutrinários,tristeza, trevas, ódio, ofensa e a pior a DUVIDA, e passamos a nos pergunta se o cristianismo é real e sempre aparece alguém dizendo, que: Jesus Cristo não existiu, o que existiu foi um revolucionário judeu, que Deus é um invenção do homem, para que um grupo de homens controle outros, e que tudo no que acreditamos, e vemos no cristianismo não passa de fantasia, de utopia e que a única coisa que não é utopia são certos atos praticados pelos "cristãos", ou seja a única coisa no cristianismo que é real são: as guerras santas, o controle, as desavenças, as segregações, a indiferença para com o próximo, a corrupção... certos atos feitos por certos "cristãos" que mancha a imagem do cristianismo, diante disso e desse pensamento temos duas escolhas, podemos acreditar nesse pensamento e deixar de acreditar no cristianismo e passar a viver sem razão ou em cima de alguma filosofia vã, ou podemos não acreditar nesse pensamento e responder a quem propô-lo "não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo." e quanto as coisas ruins dentro do cristianismo, podemos ser um instrumento de Deus para que aonde houver o ódio levarmos o amor, aonde houver ofensa levarmos o perdão, aonde houver desavenças levarmos a união, aonde houver desespero levamos a esperança, aonde houver duvida levamos a fé e aonde houver erro levarmos a VERDADE. Esse é o verdadeiro cristianismo no qual podemos ver.

Eu não posso provar cientificamente que Deus existe, que Jesus Cristo existiu e que o cristianismo é verdadeiro, que devemos praticar o bem, que devemos amar o próximo e que um dia cristo retornara a essa terra e levara consigo os salvos que creram em seu nome... nada disso eu posso provar como verdadeiro, mas de uma coisa eu sei, eu era cego agora eu vejo.



Ictus

Nenhum comentário:

Postar um comentário